SINDEP/MG faz visita ao Departamento de Polícia Civil de Divinópolis


O Presidente do SINDEP, Bertone Tristão, e o assessor jurídico da entidade Dr. Rodrigo Dumont, estiveram em Divinópolis/MG nesta quinta (08), em visita institucional a sede do Departamento, bem como a Delegacia Regional da Polícia Civil da cidade, que também abrange outros municípios da região.

Na oportunidade, o SINDEP presenciou in loco as condições estruturais satisfatórias das unidades da Policia Civil, viabilizada com a iniciativa dos próprios policiais e o apoio das administrações dentro de cada possibilidade. No entanto, há que se ressaltar a escassez de policiais civis, especialmente Escrivães de Polícia, que para toda a área da DRPC de Divinópolis/MG são no total de oito, estando três em licenças médicas acometidos por distúrbios psiquiátricos, e outros dois já no exercício continuado, prestes a se aposentarem. Há notícias de que estagiários, com vínculo precário, estariam exercendo as funções da famigerada figura do Escrivão "ad hoc" durante os plantões, já que alguns delegados que trabalham durante o expediente, não abririam mão dos Escrivães de Polícia durante a mesma jornada.

Divinópolis, assim como demais municípios de médio e grande porte do Estado, vem observando o incremento da criminalidade e o aumento da demanda da sociedade pelos serviços prestados pela Polícia Civil; mas ao mesmo tempo, de modo inversamente proporcional, o número de Policiais Civis em atividade, numa tendência significativa, vem decrescendo ano após ano, principalmente com as aposentadorias, que não são repostas; o que reforça a necessidade que se impõe, de que, a PCMG precisa de investimentos, verbas de custeio e reposição de quadros, mas também se adequar a nova realidade e se MODERNIZAR.


© 2017 - SINDEP/MG

  • Facebook ícone social
  • Instagram

União. Justiça. Valorização.