SINDEP/MG faz visita à Sede do 1º Departamento de Polícia Civil da Capital


O presidente do SINDEP/MG, Bertone Tristão, visitou, na tarde desta terça-feira (14), a sede do 1° Departamento da Polícia Civil da capital. Em pauta algumas demandas específicas dos Escrivães de Policia lotados em regime de plantão nas CEFLANs e o conhecimento das informações acerca da situação vivenciada pelos Escrivães de Polícia lotados nos expedientes das unidades policiais de área (antigos distritos), subordinados à estrutura do Departamento em questão.

Sobre os ofícios encaminhados pelo 1° Departamento às unidades subordinadas com escopo em supostos questionamentos do SINDEP/MG, o presidente Bertone Tristão informou que a entidade tem acompanhado as tratativas estabelecidas pela Administração, ressaltando que as soluções indicadas foram produto da decisão dela, após consulta a todas partes envolvidas.

O Chefe do 1º Departamento, delegado Rafael de Souza Horácio, informou que a carência de profissionais é uma realidade que acomete todas as unidades da circunscrição subordinadas, e que no caso específico das CEFLANs, medidas administrativas de curto prazo foram implementadas para adequação momentânea da prestação do serviço. No entanto, salientou que em médio e longo prazo torna-se inviável a priorização de alocações de Escrivães de Polícia nos plantões das CEFLANs em detrimento dos expedientes nas unidades, inferindo que remoções de Escrivães de Polícia para a área do 1° Departamento é a necessidade que se impõe.

Sobre a possibilidade de criação de alojamentos nas unidades em que funcionam as CEFLANs, o Chefe do 1º Departamento se mostrou sensível ao pleito, tendo em vista se tratar de medida que visa o bem-estar do servidor policial, e garantida a prestação do atendimento, ao mesmo tempo permite melhor desempenho das funções em benefício da sociedade. No entanto, informou que a utilização dos espaços fisicos nas CEFLANs é de gestão das coordenações e das Delegacias Regionais, estâncias em que a pauta deve ser tratada.

Participaram da reunião, além do presidente do SINDEP/MG, Bertone Tristão, e do Chefe do 1° Departamento de Polícia Civil, delegado Rafael de Souza Horácio, a Chefe de Cartório do 1° Departamento, Escrivã de Polícia Dalva, e a delegada de Polícia, Alessandra Wilke.


© 2017 - SINDEP/MG

  • Facebook ícone social
  • Instagram

União. Justiça. Valorização.